Macaé Swim Run movimenta Praia da Imbetiba

Evento aconteceu na manhã deste domingo e atraiu atletas de diversas cidades

Foto: Ana Chaffin

Por Genimarta Oliveira

Aproximadamente 200 atletas participaram do Macaé Swim Run 2024, neste domingo (25), na Praia da Imbetiba. A ação, que faz parte do Calendário de Eventos do município, conta com o apoio da Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Esportes, teve competições de corrida e natação, e atraiu atletas de cidades como Rio de Janeiro, Búzios, Rio das Ostras, Niterói, Campos, entre outras.
 

O dia ensolarado e o mar calmo foram aliados dos atletas, recebidos na linha de chegada com muitos aplausos. Segundo o responsável pela organização do Macaé Swim Run, Thiago Zacarias, o evento está sendo comemorado por atletas e público presente como um grande sucesso.
 

“Com o apoio da prefeitura foi possível trazer mais uma edição do evento para Praia da Imbetiba com atletas de várias idades. Mais do que competir, o nosso objetivo é incentivar as pessoas a praticarem atividade física, crianças, homens, mulheres, pessoas com deficiência. O esporte é possível para todos”.


O secretário de Esportes, Marvel Maillet, ressaltou o apoio e incentivo da gestão municipal ao longo dos últimos anos, aos eventos esportivos promovidos na cidade.
 

“Fico muito feliz ver todo esse envolvimento de toda comunidade e ver essas feras da natação e corrida. A corrida na cidade é uma modalidade que já se consolidou, e hoje é uma grande alegria para o esporte poder juntar a corrida e a natação num mesmo evento”, pontuou.


Campeã na modalidade Aquathlon solo, na edição de 2023 do Macaé Swim Run, a atleta Renata Portelli, integrante do Programa Bolsa Atleta contou um pouco como se preparou para este ano e a emoção de competir em casa.
 

“Como estou sempre viajando para competir fora, temos que valorizar um evento desse nível na nossa cidade. Competir em casa é bom demais. Esse ano vieram vários atletas de outras regiões e a disputa será acirrada. O preparatório para essa e outras provas que já estão no meu calendário tem sido natação no mar e na piscina, treinos de corrida e bike, fora os treinos de força e acompanhado nutricional. Esta é a primeira prova do calendário e os treinos já estão a todo vapor, pois já temos em vista o próximo mundial. É muito bom ver que os gestores do município estão empenhados em proporcionar esse e outros eventos na cidade”, frisou.


A competição contou com provas de natação de 1,5 e 3 km; Aquathlon individual - 2km de corrida + 1,5 km + 2km corrida; Aquathlon revezamento – dupla masculina/dupla feminina/ dupla mista - 2km de corrida + 1,5 km + 2km corrida e natação kids – 200m/400m.

Foram premiados com medalhas de participação todos os atletas de todas as provas. A organização contemplou os primeiro, segundo e terceiro colocados nas categorias e provas de 1,5k/ 3km de natação e aquathlon com troféu. A emoção estava estampada em cada rosto pelo momento vivido.

Após o percurso, os atletas seguiram para uma tenda onde receberam todo suporte com uma mesa de frutas e muita água para se hidratar. Com uma estrutura impecável, o evento contou, ainda, com banheiros, som, geradores, grades e equipes das Secretarias de Mobilidade Urbana, Ordem Pública - Guarda Municipal, Esporte, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Marinha e Petrobras. Na água, equipes com canoas e motos aquáticas aturam na segurança dos atletas.

*Com informações Secom Macaé

Comentários