TRAIL RUN: WORLD TRAIL RACES CHEGA A MINAS GERAIS COM APROVAÇÃO TOTAL DOS ATLETAS

WTR Nova Lima marcou a entrada da marca em terras mineiras

Estreia da WTR em Minas Gerais atraiu atletas de todo o Brasil
Crédito da imagem: Felipe Almeida

Por Eduardo Filho

Abril de 2024 – Sábado de tempo ensolarado, com cenários incríveis entre montanhas e percursos desafiadores marcaram a etapa inédita do World Trail Races em Nova Lima, Minas Gerais. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Serra do Espinhaço, o Mirante dos Planetas e o Mirante Três Pedras foram alguns dos pontos por onde os atletas de Trail Run puderam desbravar as trilhas e áreas muito bem preservadas da região. Foi a primeira vez que a 213 Sports, vertical de esportes da V3A, a Speed Eventos Esportivos e a AEESB, realizaram o evento no estado e aprovação foi total por parte dos atletas.


 

Crédito da imagem: Felipe Almeida

Com participantes de vários estados a prova de Trail Run teve três percursos: Short 9km, Mid 19km e Long 28km, além da Kids Race, que incentiva desde cedo a prática de esportes para as crianças, conectando-as com a natureza e oferecendo uma experiência completa com camiseta oficial da etapa inspirada em games, kit lanche e medalha.
 

“O sucesso foi total, os atletas amaram o percurso que foi diferente do que estavam acostumados, partimos de uma altitude de 1.400 metros, mas ao mesmo tempo tivemos um cerrado, uma terra vermelha. Eles curtiram um paredão da grande cadeia de montanhas totalmente preservado. Esse ineditismo de fazer em um local como esse foi sensacional para WTR, para os atletas da região e para os que vieram de outros estados”, ressalta Rodrigo Isaac, diretor técnico da WTR e sócio da Speed Eventos Esportivos. “Foi uma prova mais veloz, porque esse tipo de terreno é bem aberto, teve muita trilha aberta e pouca floresta, devido ao tipo de vegetação. Mostramos que estamos vindo fortes para o mercado de Minas Gerais também”, completa.

 

Crédito da imagem: Felipe Almeida

Vencedores – Na Short 9 km os vencedores foram Jorge Montenegro (37min23seg) e Sandra Martins (48min4seg). “É minha primeira vez em Nova Lima, um local muito bonito. Vim prestigiar a etapa e o percurso foi muito maneiro, recomendo a todos conhecerem a etapa no ano que vem, foi muito top”, comemorou Montenegro. Já Sandra que liderou a prova desde o início enfatizou: “Percurso desafiador, consegui liderar a prova e ser campeã. Que percurso irado, que visual lindo do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, a arena está show de bola e a WTR arrasando como sempre.”
 

Já no Mid (19 km) os mais rápidos foram Eduardo de Brito Ramos (1h25min37seg) e Bianca Ferreira da Silva (1h47min58seg). “Prova muito técnica, trechos mais rápidos outros travados, com descidas e subidas, tinha de saber dosar. Mas consegui manter um ritmo bom e me distanciar do segundo colocado, valeu a pena vir para cá e ser campeão”, afirma Ramos já veterano dos pódios da WTR.
 

Na Long 28 km quem levou a melhor foi Gilberto Geraldo de Andrade Junior (2h29min1seg) e também Rosália de Camargo (2h56min32seg). “Fiz a estratégia certa, segurei no começo e marcha no final. No início foi mais travado comecei mais devagar, mas foi uma prova muito boa e valeu demais Nova Lima, prova mais linda que já fiz”, comemorou Rosália.
 

Entre os mineiros que elogiaram a organização da prova e o percurso está Gustavo Henrique Duarte Silva, de Pará de Minas, que ficou em segundo lugar na Long 28 km. “Quero parabenizar a WTR. Prova impecável, marcação perfeita, pontos de apoio exatamente da forma como foi divulgado. WTR seja bem-vinda à Minas Gerais. Valeu demais!”
 

Arena WTR com novas marcas – As etapas da World Trail Races vão além da competição. Esportenatureza, sustentabilidade e entretenimento tomaram conta, neste sábado, da Praça Quatro Elementos, em Nova Lima. Atletas e o público que prestigiaram o evento puderam desfrutar de diversas ativações dos patrocinadores como: massagem gratuita e recovery com crioterapia da Toff com venda de produtos e combos exclusivos WTR; test drive dos tênis On; loja da The North Face; ponto de energia Mombora, com distribuição de sachês aos participantes. Além de food park, shows com bandas locais, WTR Store com produtos da marca e na área kids, a cama elástica e o aquecimento com recreador fizeram a alegria da criançada.
 

Entre as novidades, a Vale, uma das patrocinadoras,  responsável pela gestão de resíduos da etapa, trouxe também para a WTR Nova Lima o projeto “Me Leva Pra Casa” e levou cinco cachorros para adoção. Além disso, realizaram a distribuição de mudas de bromélias para todos os presentes na Arena. Outra parceira foi a Heineken 0.0, que assinou o bar da etapa e distribuiu cerveja zero álcool para os atletas no pós-prova. Já a Nomad, marca de vestuário e acessórios para ciclistas, esteve presente com venda de seus produtos e fará parte da premiação do MTB e do Duathlon no segundo dia de prova, neste domingo (7). Outra marca que entrou no pool de parceiras na WTR Nova Lima, foi a Jasper, loja multimarcas especializada no universo da montanha. A retirada de kits na quinta e sexta-feira foi realizada na loja no Shopping Serena Mall e eles estiveram na Arena neste sábado vendendo os tênis da On (patrocinadora há anos da WTR).
 

Domingo é dia de MTB - A etapa inédita marca também a primeira das três provas de Mountain Bike da temporada 2024 da WTR. Neste domingo, 7, será a vez da turma do pedal desbravar as montanhas mineiras. Serão dois percursos para o Mountain Bike: Light 28 km e Pro 53 km, com elevação máxima de 909 metros. A largada será às 7 horas na Arena WTR. A etapa também marcará a primeira prova de MTB válida para o Ranking WTR, criado neste ano, e terá pontuação máxima de 7.500 (mais informações aqui).
 

Neste domingo serão conhecidos os primeiros campeões do Duathlon. A modalidade que foi lançada na WTR Nova Lima, deu a possibilidade dos atletas unirem as duas modalidades – Trail Run e Mountain Bike. São duas configurações: Trail Run Short 9 km + Mountain Bike Pro 53 km ou Trail Run Mid 19 km + Mountain Bike Light 28 km. A modalidade terá premiação para os cinco primeiros colocados no feminino e masculino. Vale lembrar que o atleta pontua para o ranking das duas modalidades.
 

A WTR tem patrocínio da The North Face, On, CamelBak, Foxbit e Vale, com apoio do Projeto Trilhas, Mombora, Strava, My Safe Sport, TOFF, Guaraí e da Prefeitura de Nova Lima. Apoio Institucional do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, IEF e Governo de Minas Gerais. Mídia oficial: Revista Trail Running. Foto oficial: Foco Radical. Transporte Oficial: Lobos. Realização e promoção 213 Sports, vertical de esportes da V3A, Speed Eventos Esportivos e AESSB (Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil).
 

Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.
 

Sobre a Speed Eventos Esportivos - A empresa surgiu em 2008, através de seus sócios Rodrigo Isaac e Francisco Serra, ambos profissionais de Educação Física que idealizaram inicialmente uma equipe de corrida com o objetivo do fomento e ensino da prática de corrida para alunos e atletas de alto rendimento. O trabalho evoluiu para o segmento corporativo onde já atenderam clientes como: Petrobras, Shell, Ipiranga, Eletrobrás, Cepel, Furnas, Club Med, Hoya, entre outras. Ao longo desses anos elaboraram e desenharam eventos esportivos personalizados e alguns proprietários. Em corrida de rua organizaram a New Balance 15K Rio, Meia Maratona de Cabo Frio, Corrida do Samba, Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama, Fun and Run, entre outras. No comando da Speed Eventos Esportivos adquiriram grande know-how técnico em diversos esportes, com especialização em corridas de rua, corridas de montanha e mountain bike. Desde 2012 trabalha na organização de eventos de Trail Run e, dois anos depois, lançaram a WTR (World Trail Run), que em 2022 se uniu a Camelbak Mountain Race em sociedade com a 213 Sports, criando assim a melhor experiência em provas de montanha, a Liga WTR (World Trail Races).
 

Sobre a AEESB - Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. Dentre elas, a gestão e participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro. Além disso, realizou dois Campeonatos Sul-Americanos de Vôlei (2017 e 2018), competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, em Montes Claros (MG). Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil. Conheça a história.


 

Crédito da imagem: Felipe Almeida

Resultado WTR Nova Lima (MG) – 6/abril

Short 9KM (masculino)
1.Jorge Montenegro – 0:37:23.460
2.Andre Lima – 0:39:53.938        
3.Gabriel Pinho Domeniconi – 0:40:58.078
4.Fabiano Tadeu De Sousa Marques - 0:41:10.020      
5.Thiago Vilela  - 0:41:45.173

Short  9Km (feminino)
1.Sandra Martins - 0:48:04.833   
2.Iris Ribeiro do Nascimento - 0:51:35.840        
3.Marcia Matos - 0:51:55.441      
4.Stefanie Fonseca  - 0:57:15.792
5.Anna Carolina De Sales Vieira- 0:57:37.394

Mid 19Km (masculino)
1.Eduardo de Brito Ramos  - 1:25:37.809 
2.Wanderson Nascimento - 1:30:31.277
3.Rodrigo Mascarenhas Pereira - 1:31:17.011  
4.Ricartt Luis Pessoa - 1:33:30.970        
5.Brendow Victor Henrique e Souza - 1:33:55.738

Mid 19Km (feminino)
1.Bianca Ferreira da Silva -1:47:58.370
2.Patricia dos Santos - 1:52:48.314        
3.Any Cleice Lopes Silva - 1:53:05.077  
4.Flavia Rabelo Goncalves Branco - 1:54:42.506 
5.Luise Magalhaes Valentim - 1:56:29.048

Long 28Km (masculino)
1.Gilberto Geraldo De Andrade Junior- 2:29:01.767
2.Gustavo Henrique Duarte Silva - 2:30:29.189 
3.Gleiciomar Pereira Dos Santos - 2:32:57.733
4.Cesar Xavier Fernandes Domingos - 2:35:06.715
5.Guilherme Magnun Jorge Fernandes - 2:38:09.440

Long 28Km (feminino)
1.Rosália de Camargo Guarischi - 2:56:32.370 
2.Paloma Nascimento Galper - 3:10:51.913
3.Isabela dos Santos Hoelz - 3:11:54.789 
4.Juliana do Parto Couto - 3:13:51.027
5.Gabriella Campos Iani - 3:18:51.924


Programação Domingo (7/4)
Local: Praça Quatro Elementos - Jd. Canadá (Nova Lima/MG)

Aberto ao público
7h - Largada
9h às 10h - Show
10h30 às 11h30 - Premiação MTB Light e Duathlon (Mid e Light)
11h30 às 12h30 - Show
12h30 às 13h30 - Premiação MTB Pro e Duathlon (Short e Pro)
14h - Encerramento do evento
 

Calendário World Trail Races 2024
.09/03 - WTR Praias Selvagens (RJ) - Trail Run e Kids Race (realizada)

.06 e 07/04 - WTR Nova Lima (MG) - Trail Run, MTB, Duathlon e Kids Race (em andamento)

.22/6 - WTR Arraial do Cabo (RJ) -  Trail Run e Kids Race
.3 e 4/8 - WTR Miguel Pereira (RJ) - Trail Run, MTB, Duathlon e Kids Race
.19 e 20/10 - WTR Campos do Jordão (SP) - Trail Run, MTB, Duathlon e Kids Race
.23 e 24/11- WTR Serra do Mar (Vale das Videiras, Petrópolis - RJ) - Trail Run, MTB, Duathlon e e Kids Race

* Com informações Casa do Bom Conteudo

Comentários