EM EXPANSÃO PELO BRASIL, WORLD TRAIL RACES CHEGA A MINAS GERAIS

A WTR Nova Lima acontece neste fim de semana, com provas de Trail Run, Mountain Bike e Duathlon

Plataforma multi modalidade, a WTR une esporte, entretenimento e sustentabilidade, utilizando a montanha como pano de fundo - Crédito da imagem: Pedro Brandão

 

A Arena WTR será montada na Praça Quatro Elementos, aberta ao público e com diversas atrações e os percursos passam pelo belíssimo Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Minas Gerais é o terceiro estado a receber etapas da WTR, que projeta expansão para novas regiões brasileiras

Por Eduardo Filho

Março de 2024 – Na temporada em que completa 10 anos de história, a World Trail Races desembarca pela primeira vez em Minas Gerais, lar de algumas das montanhas mais altas e desafiadoras do Brasil. O estado é o terceiro a receber uma etapa da liga, que segue expandindo sua presença no país.  A WTR Nova Lima acontecerá neste fim de semana, 6 e 7, e reunirá atletas de todo o país para provas de Trail Run, Mountain Bike e Duathlon, nova modalidade da WTR para 2024. O evento tem realização e promoção da  213 Sports, vertical de esportes da V3A, da Speed Eventos Esportivos e da AEESB.
 

Reconhecida internacionalmente por sua natureza exuberante, marcada por cachoeiras e picos forrados de mata virgem, além de ser um dos portais de entrada para o prestigiado Instituto Inhotim, em Brumadinho, Nova Lima oferece condições ideais para a prática de esportes ao ar livre. Nas provas de Trail Run, que serão realizadas neste sábado (06), os atletas poderão escolher entre três opções de percursos: Short 9km, Mid 19km e Long 28km. Com altimetria de 1.033 metros, o trajeto serpenteia os limites do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, um setor da Serra do Espinhaço marcado pela rica biodiversidade da flora e fauna, onde se localiza uma das áreas verdes mais importantes de Minas Gerais, com seis mananciais. Os atletas serão recompensados com cenários deslumbrantes da região, como o Mirante dos Planetas e o Mirante Três Pedras.   
 

“Sou paulistana de coração mineiro, pois quando a gente se envolve nas montanhas de Minas Gerais, dificilmente voltamos atrás”, afirmou Beatriz Ferreira, que mora no estado. “Tive minha primeira participação na WTR Serra do Mar e foi marcante. Tenho certeza que a WTR Nova Lima trará essa experiência aos participantes”, completa a atleta, que foi convocada para o Time Oficial da Seleção Brasileira de Skyrunning. 

Beatriz Ferreira em prova da WTR. Crédito: Divulgação

 

No domingo, será a vez das competições de Mountain Bike, com duas opções de distâncias: Light 28 km e Pro 53 km, que terão elevação máxima de 909 metros. Assim como as trilhas do Trail Run, os percursos abrangem trechos dos municípios de Belo Horizonte e Ibirité. Considerada o berço do Mountain Bike nacional, Minas Gerais recebe a primeira prova da modalidade da temporada 2024 da World Trail Races.
 

Os atletas podem escolher ainda disputar as duas modalidades, com o inédito Duathlon WTR, que pontua tanto para o ranking anual de Trail Run como para o de Mountain Bike, além de pódio e premiação especial para os vencedores da etapa. A modalidade é oferecida em duas configurações: Trail Run Short 9 km + Mountain Bike Pro 53 km ou Trail Run Mid 19 km + Mountain Bike Light 28 km. A WTR Nova Lima tem pontuação máxima de 7.500 no Ranking WTR. Os detalhes sobre a pontuação estão disponíveis aqui
 

“Sou de BH e esta será minha primeira experiência com a WTR, no quintal de casa, Nova Lima. Minas e montanha são quase sinônimos, então estou bastante acostumado, mas tenho certeza que será um desafio e tanto participar do segundo Duathlon da minha vida. Fazer uma prova nova e do ladinho de casa, vai ser uma experiência ímpar. Agora que saiu o percurso é focar nos treinos e quem sabe até rodar o percurso antes. Bora lá”, afirmou o empresário Fernando Horta Latini, estreante na WTR.

O empresário Fernando Horta Latini fará sua primeira prova na WTR. Crédito: Divulgação

 

“Minha expectativa para a etapa de Nova Lima é muito alta, principalmente pelo fato de abrir o ranking da modalidade MTB. Para quem vislumbra o ranking WTR, Nova Lima é a “primeira pedalada” em um calendário com mais três etapas da modalidade”, afirmou Gusmar Júnior, atleta do Squad WTR.

 

Gusmar Júnior, atleta do Squad WTR. Crédito: WTR

 

A WTR Nova Lima conta ainda com a tradicional Kids Race, uma prova participativa que estimula o primeiro contato das crianças com o Trail Run e a vida outdoor. Com grande apelo lúdico, a diversão começa desde o aquecimento, onde animadores especializados desenvolvem atividades recreativas pensadas exclusivamente para prepará-los para a corrida. 
 

A Kids Race oferece uma estrutura completa, com camiseta oficial da etapa inspirada em games, kit lanche e, claro, a tão sonhada medalhinha. Tudo pensado para que as crianças tenham uma experiência completa no Trail Run.

 

Crianças participando da Kids Race na etapa WTR Arraial do Cabo. Crédito: Thiago Diz

 

Melhor experiência de conexão com a natureza do Brasil, a WTR é uma plataforma multi modalidade que une esporte, turismo, sustentabilidade e muito entretenimento. Palco de muitas destas atividades, a Arena WTR será montada na icônica Praça Quatro Elementos, que será também o local de largada de todas as provas. 
 

Aberta ao público, a  Arena WTR oferecerá food park, shows com bandas locais, área kids - com animadores caracterizados e cama elástica - diversas ativações dos patrocinadores, massagem gratuita e recovery com crioterapia para os atletas, além da WTR Store, onde são comercializados produtos originais da liga.

 

Tênis arrecadados para doação e produtos artesanais da WTR. Crédito: Pedro Brandão

 

O espaço recebe também diversas ações de sustentabilidade, realizadas em todas as etapas da World Trail Races, como a gestão de todos os resíduos gerados ao longo do evento, destinando-os para reciclagem e a limpeza das trilhas antes, durante e após as provas. A Arena reúne ainda diversas iniciativas sociais, como a arrecadação de materiais esportivos pelos atletas, e a doação de medalhas, troféus e camisas da WTR, para projetos sociais.
 

A WTR incentiva ainda a economia circular, destinando as lonas utilizadas nos eventos para produção de produtos exclusivos, desenvolvidos por artesãos e comercializados na WTR Store. 
 

A WTR tem patrocínio da The North Face, On, CamelBak e Foxbit, com apoio do Projeto Trilhas, Mombora, Strava, My Safe Sport, TOFF, Guaraí e da Prefeitura de Nova Lima. Apoio Institucional do Parque Estadual do Serra do Rola Moça, IEF e Governo de Minas Gerais. Mídia oficial: Revista Trail Running. Foto oficial: Foco Radical. Transporte Oficial: Lobos. Realização e promoção 213 Sports, vertical de esportes da V3A, Speed Eventos Esportivos e AESSB (Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil).
 

Confira abaixo o calendário da temporada 2024 da WTR:

. 9/3 - WTR Praias Selvagens (Grumari, Rio de Janeiro - RJ) - Trail Run e Kids Race (4ª edição) - Realizada


. 6 e 7/4 - WTR Nova Lima (MG) -  Trail Run, MTB, Duathlon e Kids Race (Inédita - 1ª da Liga WTR em MG)


. 22/6 - WTR Arraial do Cabo (RJ) -  Trail Run e Kids Race (9ª edição)


. 3 e 4/8 - WTR Miguel Pereira (RJ) - Trail Run, MTB, Duathlon e e Kids Race (3ª edição)


. 19 e 20/10 - WTR Campos do Jordão (SP) -  Trail Run, MTB, Duathlon e  e Kids Race (3ª edição)


. 23 e 24/11- WTR Serra do Mar (Vale das Videiras, Petrópolis - RJ) - Trail Run, MTB, Duathlon e e Kids Race (7ª edição)


Sobre a 213 Sports - Fundada por Pedro Dau de Mesquita, Yuri Binder, Bernardo Montenegro e Marcelo Montenegro, a 213 Sports nasceu no ano de 2012. Em 2021, a agência foi adquirida pela V3A e, desde então, responde como vertical de esportes, que integra o pilar de Ventures da companhia. Focada em marketing esportivo, a 213 Sports já realizou mais de 70 projetos para marcas globais e locais, impactando mais de 50 milhões de pessoas no Brasil e no mundo. A 213 Sports vê o esporte como uma plataforma de engajamento e conexão com forte apelo emocional entre as marcas e consumidores, resultando em uma experiência única de sportainment. Insights estratégicos alinhados com o posicionamento da marca, excelência na execução e resultados mensuráveis com retorno social, sempre que possível, são as bases que sustentam a excelência da 213 Sports. Responsável por inúmeros cases, a agência se destaca com os projetos: Oi Rio Pro, Sephora Beauty Run, Ceará Kite Pro, WSL House, CamelBak Mountain Race, Casa On Running, Praia Para Todos, Pelé Academia, Saquarema Surf Festival, WTR, Red Bull Pool Clash, SLS Super Crown World Championship, entre outros.
 

Sobre a Speed Eventos Esportivos - A empresa surgiu em 2008, através de seus sócios Rodrigo Isaac e Francisco Serra, ambos profissionais de Educação Física que idealizaram inicialmente uma equipe de corrida com o objetivo do fomento e ensino da prática de corrida para alunos e atletas de alto rendimento. O trabalho evoluiu para o segmento corporativo onde já atenderam clientes como: Petrobras, Shell, Ipiranga, Eletrobrás, Cepel, Furnas, Club Med, Hoya, entre outras. Ao longo desses anos elaboraram e desenharam eventos esportivos personalizados e alguns proprietários. Em corrida de rua organizaram a New Balance 15K Rio, Meia Maratona de Cabo Frio, Corrida do Samba, Corrida de Prevenção ao Câncer de Mama, Fun and Run, entre outras. No comando da Speed Eventos Esportivos adquiriram grande know-how técnico em diversos esportes, com especialização em corridas de rua, corridas de montanha e mountain bike. Desde 2012 trabalham na organização de eventos de Trail Run e, dois anos depois, lançaram a WTR (World Trail Run), que em 2022 se uniu a Camelbak Mountain Race em sociedade com a 213 Sports, criando assim a melhor experiência em provas de montanha, a Liga WTR (World Trail Races).
 

Sobre a AEESB - Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais. Dentre elas, a gestão e participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro. Além disso, realizou dois Campeonatos Sul-Americanos de Vôlei (2017 e 2018), competição que define o representante do continente no mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, em Montes Claros (MG). Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil. Conheça a história.

 

* Com informações Casa do Bom Conteúdo

 

Comentários