Seleção Estadual de Karatê treina em Macaé em busca de mais títulos

A equipe macaense tem atleta na Seleção Brasileira e 15 invictos no Estadual.

Foto reprodução

Por Andreia Lisboa/Secom Macaé

Com 15 atletas macaenses classificados para o Campeonato Brasileiro de Karatê, invictos nas etapas estaduais, a Seleção Estadual de Karatê da Federação de Karatê Fluminense (FKF) treinou, no último sábado (16), no município. O prefeito Welberth Rezende e o Secretário de Esportes, Marvel Mallet, assistiram ao treinamento. Macaé tem 17 atletas deste esporte contemplados pelo programa Bolsa Atleta. A equipe macaense da Escola de karatê Samara Jardim/Flamengo se prepara para a final do Campeonato Estadual FKF, que acontece em 8 de outubro, e para a final do Brasileiro, de 14 a 19 de novembro.

Haverá ainda a participação, no próximo domingo (24), na Copa Enio Cardoso - em memória ao atleta vítima da Covid-19 - uma etapa do Campeonato Internacional. A equipe vem de uma série de vitórias, como as do último dia 10, na 5º etapa do Ranking do Campeonato Estadual de Karatê, na Vila Olímpica de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Dos 30 atletas da equipe, dez - de 7 a 40 anos de idade, da base (Sub-8) até a categoria Master - subiram ao pódio do campeonato. Entre eles, o atleta da Seleção Brasileira (Confederação Brasileira de Karatê/CBK), Akilys Cardoso, que recebeu o ouro nas categorias Kata e Kumite e está invicto no ranking. Também foram campeões de Kata e de Kumite: Ana Mota, Gabriel Fonseca, Maria Eduarda Telles e Ruan Rocha. Yan Santana foi vice-campeão de Kata e Helen Milana de Kumite. Já Ana Paula Tupinambá e Jean Carlos Oliveira conquistaram o 3º lugar Kumite.

 

"Implantamos o Bolsa Atleta em Macaé, que tem revelado e ajudado muito os nossos campeões. É um prazer estar aqui assistindo. Gostei muito do treino dos bravos do Rio de Janeiro, que vão representar muito bem o estado no Brasil afora. Estamos apoiando o esporte", disse o prefeito.



A Mestre Samara Jardim ressaltou que o trabalho desenvolvido pela equipe está fazendo a diferença no karatê do estado e reforçou a importância do Bolsa Atleta Macaé para isso.

 

 

"Este auxílio vem dando cada vez mais vontade de subir ao pódio, haja visto que muitos, às vezes, não participavam de competições por não terem condições. Este incentivo faz toda a diferença. A resposta é o desempenho. Estamos em busca do troféu de campeão geral para Macaé", afirmou.

 

 

 

 

"O ano de 2023 tem sido maravilhoso para a equipe. Os maiores títulos do ano foram conquistados por nossa escola de karatê. Estamos na Seleção Brasileira, com Akilys Cardoso, e temos 15 atletas classificados no Brasileiro CBK, invictos nas etapas estaduais. Até dezembro, estaremos concretizando o objetivo de Campeão Geral do ano e mais campeões brasileiros", completou Samara.

 


Akilys Cardoso, 13 anos de idade, é o mais jovem faixa preta de karatê do Brasil. Em agosto, no Chile, ele representou Macaé, o Rio de Janeiro e o país, no Campeonato Pan-Americano de Karatê de 2023, categoria Sub-14. O esportista é sete vezes campeão estadual de karatê e duas vezes campeão brasileiro.

Participam do programa Bolsa Atleta Macaé esportistas de alto rendimento de diversos esportes, nas modalidades olímpica, paralímpica e não olímpica filiadas e regulamentadas por federações ou confederações, que representam o município ou equipes da cidade em competições estaduais, nacionais e internacionais. Eles devem atender aos pré-requisitos do edital do programa. O Bolsa Atleta auxilia os custos de suplementos alimentares, inscrições e passagens para as competições.

 

 

 

* Com informações da Secom Macaé

Comentários