Só um pode levantar as duas taças

Conheça a história de Cesar Tavares, que pode ser campeão da Série A do Amador como treinador e da B como atleta

O TÉCNICO - Cesar Tavares comanda a equipe do Fúria na Série A do Amador (Fotos: Arquivo Pessoal)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

Quando algo parece muito difícil de ser alcançado, o comum é dizer que a pessoa deve ir devagar, sem pressa, até alcançar o objetivo. E foi assim, “comendo pelas beiradas”, que Cesar Tavares é o único personagem que pode levantar as taças das Séries A e B do Campeonato Macaense de Futebol Amador. As duas finais acontecem neste domingo (28), no Estádio Expedicionário.

Natural de Ubá, município da Zona da Mata mineira, Cesar Tavares exercerá funções diferentes nas decisões. Na Série B, atuará como meio-campista no Atlético Lagomar, que enfrenta o Garra na finalíssima. Já na Primeira Divisão, ele é o treinador da equipe do Fúria, que busca o inédito título da competição contra o Sinditob.

– É uma honra enorme para mim poder estar disputando o título nas duas divisões, ainda mais no ano em que a competição festeja o seu centenário. Já não consigo dormir direito. Que venha logo o domingo – disse.

Filho de pais divorciados, Cesar chegou em Macaé aos 17 anos de idade, acompanhado da mãe e das três irmãs. O objetivo inicial era concluir os estudos, mas aí apareceu o futebol em sua vida e o esporte bretão falou mais alto.

– A família veio para Macaé porque eu tenho duas tias aqui. Desde então moramos no Lagomar. Vim para concluir os estudos, mas o futebol me tocou. Comecei na escolinha do Engenho da Praia, com o professor Sidnei, onde aprendi muito e devo tudo a ele. Joguei nas divisões de base do Rio das Ostras, mas parei quando ia me profissionalizar. Precisava ajudar em casa e consegui uma vaga em uma empresa – conta Cesar Tavares, que depois disso retomou os estudos e concluiu o Ensino Médio.

Mesmo com a vida profissional mais estabilizada, César não abandonou totalmente o esporte. A válvula de escape foi o futebol amador.

– Comecei no Sinditob EC (clube que enfrenta na final da Série A), passei pelo Engenho da Praia, Aroeira, Lagomar e Audax Macaé. Aqui no Fúria fui atleta e técnico campeão da Copa Macaé em 2017. Ano passado, no Aterrado, também fui atleta e técnico do time, mas fomos vice-campeões da Copa Macaé. Agora, tenho a chance de ser campeão Macaense em dois clubes diferentes e em duas funções distintas – afirma.

Na Série B, o Atlético Lagomar chega à finalíssima com 100% de aproveitamento (7 vitórias em 7 jogos). Mesmo não sendo titular absoluto, Cesar Tavares marcou dois gols no campeonato. O primeiro foi na vitória de 2 a 1 de sua equipe sobre o Imboassica, ainda na segunda rodada. Já o segundo veio na última rodada da primeira fase, no triunfo de 3 a 0 sobre o Imburo. O meia diz o que o time precisa para levantar o troféu da Segundona.

– Nós temos que continuar com a mesma humildade, união, pés no chão e a pegada de vencer. Quando soube que poderia ser técnico na Série A e atleta na B, pensei logo no Atlético Lagomar, onde tenho muitos amigos. Então, pedi para me juntar a eles. Fiquei muito feliz por eles terem me aceitado e só tenho a agradecer ao Paraíba, ao Pimenta, ao Gaguinho, ao Rodrigo e a todos os jogadores que me acolheram bem demais – explica.

O ATLETA - Cesar (20) atua como meio-campista na equipe do Atlético Lagomar na Série B do Macaense

 

Já na Série A, Cesar Tavares retornou ao Fúria em 2019. Na primeira fase, a equipe se classificou em 3º lugar no Grupo A, com 16 pontos (5 vitórias, um empate e duas derrotas). Na fase mata-mata, seus comandados conseguiram a classificação duas vezes após vencerem as disputas por pênaltis. Nas quartas, após empate em 0 a 0 contra o Unidos da Aroeira, o Fúria venceu por 4 a 1. Já na semifinal, o time eliminou o atual tricampeão Independente por 8 a 7 nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal.

O treinador explica como foi o processo de montagem do elenco para a competição, a formação da “família Fúria” e como a sua equipe chegou a marca de 29 gols em 10 jogos disputados.

– Somos unidos demais. Viraram a minha família. Tanto que alguns concentram em minha casa antes dos jogos. Sobre o elenco, o Fúria já tinha uma base e eu só trouxe algumas peças que me acompanham há alguns anos. Já com relação ao nosso ataque, creio que um time tem sempre que pensar em vencer. Com esse espírito, os resultados vêm. Isso é o que eu passo para eles – diz César Tavares.

Na decisão, o técnico reencontrará o clube que abriu as suas portas para o futebol amador e que na primeira fase derrotou o Fúria por 2 a 1 (confronto pela sexta rodada, realizado no dia 2 de junho, em Trapiche). Cesar relembra a passagem no Sinditob, elogia o adversário desta final e diz o que sua equipe precisa fazer para levantar o caneco.

– Fiquei 9 anos no Sinditob e sou um dos fundadores do clube com o meu irmão/amigo Gugu. Eles têm uma excelente equipe, um ataque perigoso e um time que joga junto há muito tempo. Só peço a minha equipe que jogue um futebol bonito, sem violência e com muita inteligência – afirma o comandante, sem dar muitas pistas sobre qual equipe mandará a campo no domingo.

Cesar Tavares em uma de suas participações no programa Show do Esporte, da rádio FM 101

 

Além de chegar às finais das duas divisões do futebol amador macaense, Cesar vive um ano especial. O treinador/jogador casou-se recentemente e fez questão de agradecer às pessoas que contribuem e/ou contribuíram para este momento.

– O ano de 2019 tem sido muito especial para mim. Tanto no futebol quanto na vida pessoal. As minhas duas paixões são a minha esposa e o futebol. Só tenho a agradecer a Deus e o apoio da minha família e dos amigos. Quero também agradecer em especial aos professores Sidnei (da escolinha do Engenho da Praia), Adriano (Engenho FC) e Alanderson (Paraíso FC). São pessoas que me ajudaram bastante e pude aprender muito com elas – concluiu Cesar Tavares.

Você pode acompanhar as finais do Campeonato Macaense Amador de 2019 no domingo (28), a partir das 9h, pela Web TV do Esporte Press Brasil aqui no portal ou em nossa página no Facebook (facebook.com/esportepressbrasil). Além disso, você pode baixar o aplicativo (disponível na Google Play) e ouvir a nossa transmissão.

Comentários