Só dá ele!

Matheus Babi brilha de novo, faz o 4º gol dele no Carioca; Macaé bate o Friburguense por 1 a 0 e entra no G-2 da Seletiva

Matheus Babi corre para a torcida para festejar o seu 4º gol no Campeonato Carioca (Foto: Tiago Ferreira)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

Os números impressionam. Aos 22 anos e com 1,91m de altura, Matheus Babi já entra na lista das prováveis revelações do Campeonato Carioca deste ano. Neste sábado (04), o atacante fez o gol da vitória de 1 a 0 do Macaé Esporte sobre o Friburguense, no Moacyrzão, e é artilheiro isolado do torneio, com 4 gols. O detalhe? Ele é o autor de todos os gols da equipe na Seletiva, a fase preliminar do Estadual, que classifica as duas primeiras colocadas para a etapa principal.

Revelado nas categorias de base do clube, Babi já foi emprestado para dois clubes: entre 2016 e 2017, teve uma passagem pelo Grêmio, mas o seu maior destaque mesmo como profissional foi no América, na Série B1 do ano passado, quando marcou 11 gols e ajudou a sua equipe se sagrar vice-campeã da competição.

Nesta Seletiva, a campanha do Macaé Esporte resume-se ao camisa 9. Na estreia, deixou o dele na derrota de 3 a 1 para o América. Já na vitória de 2 a 0 sobre o Nova Iguaçu, balançou as redes nas duas ocasiões. E, contra o Friburguense, marcou de pênalti o gol da vitória do Leão. Ainda tímido nas entrevistas, Babi dividiu o mérito da boa fase com os companheiros.

– Sem a ajuda dos meus companheiros a vitória não iria acontecer. O grupo está de parabéns pelo resultado conquistado e agora vamos aproveitar para descansar e para pensar na sequência da competição – disse o centroavante, que pode estar de malas prontas para o mundo árabe após a Seletiva.

"Hoje tem gol do Babigol": atacante agradece o carinho da torcida (Foto: Vanderlei Corrêa/MEFC)

 

Com o triunfo sobre o Frizão, o Macaé Esporte chegou ao G-2 da Seletiva: o Leão agora é o vice-líder, com 6 pontos. Na próxima quarta-feira (08), o clube vai até Cardoso Moreira, onde mede forças com o Americano. A equipe de Campos está em quarto lugar, com 4 pontos.

Com um a menos, Leão mostra
valentia para vencer mais uma

Se falta técnica, vai na raça mesmo. Este é o lema do Macaé nesta primeira fase do Carioca. Para conquistar sua segunda vitória seguida na competição, a equipe teve que se desdobrar. Com um a menos após os 20 minutos do segundo tempo, o Leão mostrou novamente a sua força dentro de casa para derrotar o Friburguense por 1 a 0.

E os visitantes chegaram a começar melhor o duelo. Logo no primeiro minuto de partida, Toshiya cruzou da direita e Dedé perdeu, de cabeça, gol incrível na pequena área. A jogada assustou o Macaé, que viu o adversário ser ligeiramente superior nos primeiros 45 minutos. O Friburguense ainda teve uma outra boa chance com Toshiya, que dominou no peito dentro da área, mas teve a sua finalização bloqueada pelo lateral-esquerdo Paulo Vitor. O Macaé respondeu com Babi, que completou cruzamento e, de carrinho, botou por cima da meta de Afonso.

Primeiro tempo foi jogado debaixo de muita chuva no Moacyrzão (Foto: Tiago Ferreira)

 

Na etapa final, o técnico Luciano Lamóglia (que seguiu como interino e Mário Júnior assistiu ao jogo da arquibancada) voltou com Luquinha no lugar de Hudson e o time ganhou em velocidade pelos lados do campo. Aos 10min, Babi deu bom passe para Júnior Santos. O volante bateu forte de canhota, Afonso desviou e botou para escanteio. 

Aos 20, Maranhão, que havia acabado de entrar no lugar de Júnior Santos três minutos antes, foi agarrado por Ricardinho próximo à linha central do gramado, mas tentou se desvencilhar do adversário com uma tentativa de cotovelada, e recebeu cartão vermelho direto, deixando o time com um a menos.

Aos 30min, Lamóglia colocou Wagner Carioca no lugar de Gerson e liberou Luquinha e Babi para puxarem os contra-ataques. A tática deu certo e, aos 35min, o lateral Paulo Vitor fez grande jogada pela esquerda, invadiu a grande área e foi derrubado por Toshiya. Pênalti para o Macaé! Matheus Babi cobrou forte e no alto, no canto esquerdo de Afonso, que pulou para a direita.

Matheus Babi cobrou com muita categoria o pênalti que deu a vitória do Macaé (Foto: Tiago Ferreira)

 

O Friburguense tentou o último suspiro aos 45min. Toshiya bateu forte e acertou a trave de Jonathan. Na sobra, Miguel, livre de marcação, emendou para fora. Final: Macaé 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE 1 X 0 FRIBURGUENSE
Data/Hora:
04/01/2020 – 15h
Local: Moacyrzão
Público pagante: 761 (861 presentes)
Renda: R$ 7.890,00
Árbitro: Philip Georg Bennett
Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Gabriel Bernardo Duarte
Cartões amarelos: Vladimir, Júnior Santos e Matheus Babi (MAC); Murillo, Raniel, Bruno Leal e Ricardinho (FRI)
Cartão vermelho: Maranhão, 20’1ºT (MAC)
Gol: Matheus Babi, 35’2ºT (1-0)
>> Macaé Esporte: Jonathan; Dudu, Maílson, Vladimir e Paulo Vitor; Gedeil, Júnior Santos (Maranhão), Julinho e Gerson (Wagner Carioca); Hudson (Luquinha) e Matheus Babi. Técnico: Luciano Lamóglia.
>> Friburguense: Afonso; Murillo, Raniel, Bruno Leal e Digão; Diogo, Rodriguinho (Ricardinho), Jeffinho (Estevão, depois Miguel) e Jorge Luiz; Toshiya e Dedé. Técnico: Cadão.

>> Outros resultados da rodada: Nova Iguaçu 1 x 2 Americano e América 1 x 1 Portuguesa.

>> Próximos jogos (quarta, dia 8, às 15h): Americano x Macaé (Cardoso Moreira); Friburguense x América (Eduardo Guinle) e Portuguesa x Nova Iguaçu (Luso Brasileiro).

 

Classificação da Seletiva

 

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

%

Portuguesa

7

3

2

1

0

5

1

4

77,8

Macaé Esporte

6

3

2

0

1

4

3

1

66,7

América

5

3

1

2

0

4

2

2

55,5

Americano

4

3

1

1

1

2

3

-1

44,4

Nova Iguaçu

3

3

1

0

2

3

4

-1

33,3

Friburguense

0

3

0

0

3

0

5

-5

0,0

Em azul: zona de classificação à fase principal do Campeonato Carioca

Em vermelho: composição do Grupo X, para definir os rebaixados à Série B1

 

Comentários