De volta à elite!

Macaé arranca empate contra a Portuguesa e está na fase principal do Carioca após dois anos. Estreia na Taça Guanabara será contra o Flamengo

Jogadores e comissão técnica do Macaé festejam a conquista da vaga para a fase principal do Carioca (Fotos: André Oliveira)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL*
* Com informações do Site FutRio

 

O sofrimento acabou! Dois anos depois, o Macaé está de volta a fase principal do Campeonato Carioca. E a vaga foi conquistada de forma heroica no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. Após estar perdendo de 2 a 0 para a Portuguesa, o Leão arrancou o empate no segundo tempo e ficou com a segunda vaga da Seletiva. 

O Alvianil Praiano contou também com a derrota de 1 a 0 do Americano para o Friburguense, em Nova Friburgo. Com estes resultados, Macaé e Americano terminaram a primeira fase com os mesmos 7 pontos, só que o Leão ficou com a vaga por ter melhor saldo de gols (0 contra -1 dos campistas). A outra vaga ficou com a Portuguesa, líder da Seletiva com 11 pontos.

Com a vaga garantida, o Macaé está no Grupo B do Carioca, que tem ainda Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Resende e Madureira. Na Taça Guanabara, há o cruzamento entre os grupos. Com isso, a estreia do Alvianil Praiano será contra o Flamengo, da chave A, neste sábado (18), às 16h. O confronto, com mando de campo do Macaé Esporte, será provavelmente realizado no Maracanã, em virtude da interdição do Moacyrzão.

Muito emocionado após a conquista da vaga, o volante Julinho prometeu que na fase principal do Campeonato Carioca o Macaé não deixará de tratar todos os jogos como uma final para poder conseguir uma boa campanha.

– É algo indescritível, só nós sabemos o que passamos para conquistarmos esse objetivo. Agora é pensar na fase principal. Independentemente do adversário, sempre iremos entrar em campo pensando que cada jogo é como se fosse uma final, para que no final do campeonato possamos nos coroar da melhor forma possível – declarou.

Lusa abre 2 a 0 e Macaé reage
após o gol do Frizão na serra

Macaé e Portuguesa fizeram um confronto emocionante no Ferreirão. Já classificada, a Lusa entrou em campo com um time alternativo, mas não se intimidou com o Macaé e logo saiu na frente. Aos 15min, Maicon Douglas aproveitou oportunidade e abriu a contagem para a equipe da Ilha. Melhor na partida, os visitantes seguiram pressionando e ampliaram. Aos 30, o artilheiro Adriano aproveitou seu faro de gol e fez 2 a 0.

Dois minutos, chega a informação de que o Friburguense fazia 1 a 0 sobre o Americano, em Nova Friburgo, resultado que interessava diretamente ao Macaé, que neste momento não fazia a sua parte. Mas, na segunda etapa, precisando do resultado, o Macaé foi para cima. Com Maranhão e Hudson nas vagas de Gerson e Wagner Carioca, o Leão do Norte foi para cima e logo diminuiu. Aos 5min, Maranhão aproveitou a sua primeira chance e botou o Macaé no jogo, fazendo 2 a 1. 

Antes da parada técnica, o Leão do Norte empatou. Experiente e ídolo da equipe, Gedeil não desperdiçou a sua oportunidade e igualou o marcador de cabeça. O empate a esta altura servia para o Macaé, que possuía melhor saldo de gols que o Americano.

O duelo em Cardoso Moreira terminou primeiro e os jogadores e a comissão técnica do Macaé aguardavam, ansiosos, o encerramento do jogo em Friburgo. No fim, festa do Leão, que retorna ao grupo principal do Campeonato Carioca.

– Correr atrás do resultado é muito difícil, parece que o campo fica maior. Mas, sabíamos que ia ser difícil. Conseguimos buscar forças e sabedoria para fazer o primeiro gol e, em seguida, ir em busca do empate para sair com essa classificação – analisou o atacante Maranhão.

TODO MUNDO: Jogadores, comissão técnica, diretoria e torcedores festejam a classificação
 

Também muito emocionado, o goleiro Jonathan, que viveu a sensação de disputar uma Seletiva pela primeira vez na carreira, ressaltou a força do grupo para buscar a classificação.

– Passamos por muitas dificuldades durante essa Seletiva. Perdemos o primeiro jogo e muitos já nos deram como eliminados. Mas, esse grupo é muito bom. Nunca desistimos por mais que tudo estivesse dando errado. Os jogadores se mantiveram firmes e unidos – vibrou o camisa 1.

Técnico Mário Júnior estreia no
banco e as mexidas funcionam

Recuperado de um quadro de hiperglicemia, o técnico Mário Júnior finalmente fez a sua estreia no banco de reservas no comando da equipe. E as mexidas feitas pelo comandante no intervalo funcionaram, o time reagiu e conseguiu se impor diante de da Portuguesa, que foi a campo com um time alternativo, mas ainda assim com peças de renome e qualidade. 

– Foi um jogo muito difícil. No primeiro tempo, a nossa equipe acabou tomando dois gols em falhas nossas. No segundo, a equipe teve que mudar um pouquinho, tentar outras alternativas. Colocamos o Maranhão e o Hudson para dar uma velocidade maior. Acho que a gente acertou na mexida. Mas, o que valeu mesmo, foi o empenho dos jogadores. Eles são merecedores do resultado e da passagem para a fase principal do Estadual – disse o treinador em uma rede social da Ferj.

Comentários