Quase 10 anos depois, Macaé volta a jogar no Maracanã

Última partida do Alvianil Praiano no estádio foi em abril de 2010. Leão ainda não jogou no “novo” Maraca

Volante André Gomes marcou o último gol do Macaé no Maracanã (Fotos: Arquivo/Rui Porto Filho)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

De volta ao seleto grupo dos 12 principais clubes do Estado do Rio de Janeiro, após garantir uma das duas vagas da Seletiva, o Macaé Esporte estreia neste sábado (18), às 16h, na fase principal do Campeonato Carioca. De cara, o Alvianil Praiano enfrenta o Flamengo, no Maracanã, estádio que o clube não atua desde o dia 18 de abril de 2010, ou seja, há quase 10 anos. Será a primeira apresentação do clube no “novo” Maracanã, reaberto em 2013 para a Copa das Confederações e palco da final da Copa do Mundo de 2014.

A última apresentação do Macaé no Maraca foi na decisão do Troféu João Ellis Filho, torneio que a Ferj promovia entre os terceiros e quartos colocados dos grupos A e B da Taça Rio. O da Taça Guanabara se chamava Troféu Moisés Mathias de Andrade. Na ocasião, o Alvianil fez a final do certame contra o América e foi derrotado por 4 a 2. A partida foi a preliminar da decisão da Taça Rio, entre Flamengo e Botafogo, vencida pelo Glorioso por 2 a 1. Como havia faturado também a Taça Guanabara, o Botafogo sagrou-se campeão Carioca daquele ano na mesma data.

Relembre como foi a final
entre os alvianis e rubros

O Troféu João Ellis Filho de 2010 foi disputado entre Bangu (3ºA), Boavista (4ºA), América (3ºB) e Macaé (4ºB). Nas semifinais, o América derrotou o Boavista por 3 a 1, no Giulite Coutinho, e o Macaé venceu o Bangu por 1 a 0, em Moça Bonita. Alvianis e rubros se encontrariam, então, no dia 18 de abril daquele ano, no Maraca. 

As duas equipes entraram em campo sem medo e fizeram um jogo aberto. Mas, com uma troca de passes mais objetiva, o América abriu o placar cedo. Aos 12min, o lateral-esquerdo Gerson, hoje camisa 10 do Macaé, cobrou falta da entrada da área e colocou a bola no ângulo direto do goleiro Lugão.

Depois do gol, o Leão partiu em busca do empate. Entretanto, foi o América que voltou a marcar. Adriano invadiu a área, foi derrubado por André e o árbitro assinalou pênalti. Claudemir cobrou e ampliou a vantagem: 2 a 0. No segundo tempo, logo aos 4min, Da Silva fez boa jogada pela direita e cruzou para Raphael Aguiar (in memoriam), de cabeça, marcar para o Macaé: 2 a 1.

Em pé: Fred, Ricardo, André Gomes, Gedeil, Marciel, Lugão e André. Agachados: Bill, Raphael Aguiar, Norton e Anderson Manga
 

O Leão se animou e começou a dominar as ações da partida, dando trabalho à zaga do América, que começava a apostar nos contra-ataques rápidos. E foi assim que os rubros chegaram ao gol. Após retomar a bola, aos 13, Adriano saiu em velocidade e achou Felipe, que marcou minutos após entrar em campo.

Abatido, o Macaé deixou o América crescer e ditar o ritmo de jogo. E, aos 26min, Jones Carioca arriscou da intermediária e acertou o ângulo direito de Lugão: 4 a 1. O Macaé ainda conseguiu diminuir a vantagem em cobrança de falta de André Gomes, aos 39. Final de jogo: América 4 a 2.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA 4 x 2 MACAÉ 
Data/Hora: 18/04/2010 – 13h30 
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) 
Público/Renda: Preliminar de Flamengo x Botafogo 
Árbitro: Antônio Frederico de Carvalho Schneider 
Assistentes: Marcelo Braz Mariano e Silbert Faria Sisquim 
Cartões amarelos: Roberto, Fábio Braz e Gérson (AME); Ricardo e André (MAC)
Gols: Gerson, 12’1ºT (1-0); Claudemir, 31’1ºT (2-0); Raphael Aguiar, 4’2ºT (1-2); Felipe, 13’2ºT (3-1); Jones Carioca, 26’2ºT (4-1) e André Gomes, 39’2ºT (2-4)
>> América: Roberto, Claudemir, Fábio Braz, Ciro e Gerson; Mael, Joziel (Luciano Almeida), Bruno Reis (Da Costa) e Jones Carioca; Adriano e Daniel Morais (Felipe). Técnico: Gabriel Vieira. 
>> Macaé: Lugão, Fred (Da Silva), Ricardo, André e Bill; Gedeil, Marciel, André Gomes e Norton (Bruno Luiz); Anderson (Laio) e Raphael Aguiar. Técnico: Dário Lourenço.

 

Comentários