Macaé venceu apenas uma vez no Maracanã

Leão volta a atuar no estádio após quase 10 anos. Único triunfo foi sobre a Chapecoense, na Série D do Brasileiro de 2009

A única vitória do Macaé no Maracanã foi sobre a Chape, na Série D do Brasileiro de 2009 (Fotos: Buda Mendes)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

Quase 10 anos depois, o Macaé voltará a jogar no Maracanã. Ao todo, desde que chegou à elite do futebol carioca, em 2008, o Alvianil Praiano atuou em apenas 8 ocasiões no Maior do Mundo. A única vitória foi um 2 a 0 sobre a Chapecoense, em 4 de outubro de 2009, no jogo de ida das semifinais da então inédita Série D do Brasileiro. O atacante Bruno Luiz foi o autor dos dois gols do Leão. O confronto foi a preliminar do Fla-Flu pela Série A do Brasileiro, vencido pelo Rubro-Negro – que viria a se tornar campeão nacional – também por 2 a 0, com dois gols do atacante Adriano Imperador.

No geral, o retrospecto do Macaé no Maracanã é ruim, de apenas 20,8%. Dos oito jogos, o clube obteve ainda dois empates e cinco derrotas. O Leão marcou 8 gols (média de um por partida) e sofreu 24 (média de 1,75). Bruno Luiz e André Gomes são os artilheiros do Leão no estádio, com dois gols cada.

Macaé dá show no Maracanã e fica
a um empate da decisão da Série D

O Macaé fez história na primeira edição do Brasileiro da Série D. E, naquele dia 4 de outubro, o time dirigido pelo técnico Toninho Andrade derrotou a Chapecoense por 2 a 0, no Maracanã, no primeiro jogo das semifinais. A partida de volta aconteceu no dia 18, na Arena Condá, e o Leão acabou derrotado por 3 a 2, mas avançou devido ao saldo de gols do confronto e aos dois gols marcados na casa do adversário (havia o critério do gol qualificado). 

Apesar de as duas equipes já terem garantido o acesso, o Macaé Esporte dominou por completo as ações ofensivas na primeira etapa. Mesmo com o Maraca praticamente vazio nos 45 minutos iniciais, o Alvianil foi mais objetivo e, aos 11min, teve a chance de abrir o placar. O volante André Gomes, em cobrança de falta, alçou a bola na área e o zagueiro Otávio testou no travessão. Os catarinenses só levaram perigo aos 16. Após desatenção da zaga macaense, o atacante Giancarlo chutou forte para a defesa de Lugão.

Com maior posse de bola, o Macaé chegou ao gol aos 18. O lateral Johnathan cruzou da direita e o atacante Bruno Luiz dominou e mandou para o fundo das redes. A partir daí, debaixo de muita chuva, o Leão seguiu melhor e teve a chance para ampliar aos 26min. Gedeil recebeu pela direita, foi à linha de fundo e cruzou para o meia Wallacer chutar sobre o gol. Administrando o resultado com boas triangulações, o Macaé foi para o intervalo com a vitória simples.

Para a etapa final, a Chape voltou com Waldison no lugar de Arlan e, logo na primeira jogada, o atacante recebeu na direita e chutou com perigo. E, quando a equipe catarinense se organizava ofensivamente, o Macaé ampliou aos 9. Em contra-ataque, Wallacer cruzou da direita e, após Anderson ganhar na dividida do goleiro Nivaldo, a bola sobrou para Bruno Luiz completar para o fundo das redes. A essa altura, o Maraca já começava a lotar para o Fla-Flu, que recebeu mais de 78.000 pagantes.

Atacante Bruno Luiz (9) marcou os dois gols da vitória de 2 a 0 sobre a Chapecoense

 

Com a vantagem expressiva no marcador, o Alvianil passou a sair apenas na boa. Já a equipe de Santa Catarina, sem criar chances reais de gol, parava no bom sistema defensivo do Macaé. E o Leão teve a chance de fazer o terceiro aos 42. Após cruzamento de Vanderson pela esquerda, Wallacer completou para a boa defesa de Nivaldo. A Chape teve a chance de diminuir aos 45min com Cadú, que perdeu boa oportunidade em cabeçada na pequena área. Bom para o Macaé, que comemorou a grande vitória por 2 a 0.

FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE 2 X 0 CHAPECOENSE-SC
Data/Hora:
04/10/2009 – 15h45
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Público/Renda: Preliminar do Fla-Flu
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Auxiliares: Adailson Alves Pereira (ES) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
Cartões amarelos: Anelka (CHA)
Gols: Bruno Luiz, 18’1ºT e 9’2ºT (2-0)
>> Macaé: Lugão; Johnathan, André, Otávio e Bill; Gedeil (Steve), Marciel (Rodrigão), André Gomes e Wallacer; Anderson (Vanderson) e Bruno Luiz. Técnico: Toninho Andrade.
>> Chapecoense: Nivaldo; Anelka, Kleber Goiano e Silvio Bido; Arlan (Waldison), Emerson Cris, Eduardinho, Cristiano e Aelson; Rogério (Neném) e Giancarlo (Cadú). Técnico: Mauro Ovelha.

Parte do elenco que viria a se tornar vice-campeão Brasileiro da Série D de 2009

 

>> Retrospecto do Macaé no Maracanã:

Jogos: 8
Vitórias: 1
Empates: 2
Derrotas: 5
Gols marcados: 8
Gols sofridos: 14
Aproveitamento: 20,8%

- 2008

26/01 - Fluminense 2 x 2 Macaé
Gols: Thiago Neves e Cícero (FLU) e Steve e Jones (MAC)

Camaronês Steve marcou o primeiro gol do Leão no Maraca (Foto: Rui Porto Filho)

 

30/01 - Flamengo 1 x 0 Macaé
Gol: Toró (FLA)

- 2009

21/02 - Macaé 0 x 0 Americano (Semifinal do Troféu Moisés Matias de Andrade)
Gols: Americano venceu por 5 a 4 nos pênaltis

15/03 - Fluminense 3 x 1 Macaé
Gols: Fred (2) e Thiago Neves (FLU); Wallacer

31/03 - Vasco 1 x 0 Macaé
Gol: Rodrigo Pimpão (VAS)

04/10 - Macaé 2 x 0 Chapecoense (Jogo de ida da semifinal da Série D do Brasileiro)
Gols: Bruno Luiz (2) (MAC)

- 2010

04/04 - Fluminense 3 x 1 Macaé
Gols: Alan (2) e Everton (FLU); André Gomes (MAC)

18/04 - América 4 x 2 Macaé (decisão do Troféu João Ellis Filho)
Gols: Gérson, Claudemir, Felipe e Jones Carioca (AME); Raphael Aguiar e André Gomes (MAC)

 

Comentários