Joia Macaense e irmã de atacante do Botafogo é destaque na Superliga de Vôlei

Mayara Barcelos atua pelo Fluminense e em 2016, conquistou o título de Campeã Sul americana pela Seleção Brasileira Sub 18

Mayara Barcelos -Foto divulgação

 

Por Renato Silva

 

A Cidade de Macaé é rica em talento e atletas de alto nível. Entre eles, uma macaense deixou de ser promessa para se transformar em realidade. Seu nome Mayara Barcelos da Silva, irmã do atleta do Botafogo Matheus Barcelos ou simplesmente Babi, Mayara se apresenta com o objetivo de mostrar que DNA da família é forte no esporte. .

Tanto Mayara quanto Babi são naturais de Macaé (RJ), e perderam a mãe quando eram ainda crianças. Na época Mayara tinha apenas cinco anos, e com isso os dois foram criados pelos avós, mas com o pai sempre presente.

O irmão Matheus logo entrou na base do Vasco, e depois voltou para o Macaé Esporte. Com passagem por uma temporada pelo Grêmio Portalegrense, retornou em seguida ao Macaé e América-RJ. Em sua terceira e última passagem pelo Macaé no ano 2020, já com 23 anos, despertou o interesse do Botafogo. Contratado pelo Alvinegro atuou no Brasileiro de 2020, e hoje joga o Campeonato Carioca e Copa do Brasil.

 

Os irmãos Matheus Barcelos (Babi) e Mayara Barcelos - Foto divulgação

 

Em um país onde o futebol é uma paixão nacional, Babi ganhou fama antes que a irmã. No entanto ela quem pinta como a grande esportista da família. Defendendo a seleção brasileira nas categorias de base há quatro anos, e na temporada 2019, ajudou o Brasil a ficar em sexto no Mundial Sub-20.

 

Aonde Começou:

Ela só virou jogadora de vôlei porque ele, quatro anos mais velho, já era jogador de futebol. "A gente estava voltando de uma viagem, eu meu pai e ele, e meu antigo técnico o chamou para jogar. Mas o Matheus já estava na base do Vasco, não podia ir, e o técnico me chamou. Fiquei interessada, fui e estou jogando vôlei até hoje", conta Mayara. O irmão, diz ela, nunca aprendeu a jogar vôlei.

 

Ida Para o Fluminense:

 

Aos 12 anos foi convidada para fazer um teste no Fluminense. Foi aprovada e começou a passar o fim de semana no Rio. "Pegava o ônibus sábado, treinava, dormia na casa de alguma menina do time, jogava domingo, e pegava o ônibus para voltar". Aos 14, pelo talento no vôlei, ganhou uma bolsa em uma escola particular da capital fluminense, que também lhe ofereceu alojamento.

 

Seleção Brasileira de Base:

 

Na base do flu, ganhou destaque e foi convocada para seleção.

Aos 15, chegou à seleção brasileira e foi no Sul Americano sub 18, sendo considerada a melhor jogadora do torneio.

 

Mayara Barcelos, o técnico Hylmer Dias e Maria Clara Richa, com a seleção brasileira feminina sub-18 foi campeã sul-americana de vôlei.  - Foto divulgação

 

Atualmente:

 

Com 20 anos de idade e 1.79 de altura e atuando pelo Fluminense, ela vem sendo o diferencial da equipe na superliga, e está despertando interesse de outras equipes.

Por sua qualidade, Mayara virou uma referência, principalmente pelo seu estilo guerreira.

Uma joia que ainda vai dar muita alegria sua família, e aos amantes do Vôlei nacional.

Mayara Barcelos - Foto divulgação - Arquivo do Fluminense

Comentários