Atletas de Neve são convocados para o Youth Olympics Games 2024

Delegação brasileira terá representantes em três modalidades, incluindo estreia no halfpipe

João Ignácio Teixeira - atleta de Snowboard -Divulgação

 

Por Philipe Alves

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) realizaram a convocação da delegação brasileira para os Youth Olympics Games 2024 (Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude), que será realizado na província de Gangwon, Coreia do Sul, entre 19 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024.  A divulgação dos atletas foi feita por meio de uma Live no canal do Youtube COB (@timebrasil). 

 

Representando a CBDN, a live da convocação do Time Brasil contou com a participação de Jaqueline Mourão, atleta de Ski Cross Country, que também carrega consigo a bagagem de ser a atleta brasileira com mais participações em Jogos Olímpicos, oito, sendo cinco em Jogos Olímpicos de Inverno e três de verão.

 

“Eu acredito que os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude são uma primeira experiência. Quando você chega em um Jogos Olímpicos é tudo grandioso, muitos atletas, muitas pessoas. É uma excelente oportunidade de ter essa vivência, compartilhando os momentos com vários atletas de outros países, de outras modalidades. É uma introdução aos Jogos, uma oportunidade única de viver o espírito olímpico. Dê o seu melhor, mas ali é um momento de experimentar e conquistar uma bagagem”, disse Jaqueline Mourão.

 

O YOG 2024 será a 4ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. Após ter passado por Innsbruck, na Áustria em 2012, Lillehammer, na Noruega em 2016 e Lausanne, na Suíça em 2020. O Brasil participou de todas as edições da competição. 

 

Para esta edição, o Brasil já tem 6 atletas de neve convocados em 3 modalidades: Alice Padilha e Arthur Padilha no Ski Alpino, Ian Francisco da Silva e Julia Reis no Ski Cross Country, João Teixeira no Snowboard - Halfpipe e Zion Bethonico no Snowboard - SBX.  Além disso, o Brasil pode garantir mais 2 vagas por realocação no Ski Cross Country, para o time masculino e feminino. 

 

“Estamos muito contentes com o desempenho dos atletas brasileiros de neve. Já temos uma delegação recorde com 6 atletas, sendo que esse número pode ainda aumentar. Destaque para a primeira classificação da história do Brasil em eventos Olímpicos de Halfpipe, além do retorno do Ski Alpino brasileiro na competição com dois atletas”, comenta Pedro Cavazzoni, CEO & Superintendente Técnico da CBDN.

 

A primeira equipe operacional do COB sai do Brasil no dia seis de janeiro para deixar tudo preparado nas duas Vilas Olímpicas que contarão com brasileiros. Em Jeongseon, ficarão os atletas do esqui alpino. Todas as demais modalidades ficarão na Vila de Gangneung.

 

Está prevista a participação de 1900 atletas, que competirão em 81 eventos de 15 esportes distintos, os mesmos praticados nos Jogos Olímpicos de Inverno. Essa edição marcará a ausência de competições mistas entre os países, sendo todas as disputas válidas para a conquista de medalhas pelos países participantes.

 

Time Brasil na competição 

Na primeira edição, realizada em Innsbruck, na Áustria, em 2012, o evento reuniu cerca de mil atletas de mais de 60 países, disputando 15 modalidades esportivas. O Time Brasil foi representado por dois atletas de 15 anos: a paulista Eliza Nobre, 42ª no slalom gigante; e pelo cearense Tobias Macedo, 33ª posição no geral do slalom especial, e em 9º entre os atletas de sua idade, sendo o melhor sul-americano.

 

Lillehammer, 2016, contou com cerca de 1.100 atletas de 70 países disputando 15 modalidades, algumas com formato inédito. O Time Brasil foi representado por 2 atletas de neve: Altair Firmino, no esqui cross country, e Michel Macedo, no esqui alpino. Destaque para o 15º lugar obtido por Michel Macedo no Super-G. Esta foi a melhor colocação do esqui alpino brasileiro em eventos olímpicos, de jovens ou adultos. 

 

Lausanne 2020, terceira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, contou com um número igual de atletas masculinos e femininos. Cerca de 1.880 atletas competiram em 8 esportes, sendo 16 disciplinas, e em 81 eventos de medalhas durante os 13 dias de evento. O Time Brasil contou com 5 atletas de neve, de 3 modalidades: Noah Bethonico, no snowboard cross, Manex Silva, Rhaick Bonfim, Eduarda Ribera e Taynara da Silva, no esqui cross-country, sendo que Taynara competiu também no biathlon de inverno.

 

No snowboard cross, em que o Brasil foi representado no evento pela primeira vez, Noah Bethônico ficou na 11ª colocação, a apenas três posições de avançar à final, garantindo a melhor colocação entre os atletas brasileiros em Lausanne. Além disso,  o Brasil teve o melhor sul-americano em todas as provas de esqui cross-country que disputou, com direito a recorde de pontos FIS em todas elas, com a conquista do Top 40 de Manex Silva na prova de Sprint.

Sobre a CBDN

Filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), à Federação Internacional de Esqui e Snowboard (FIS) e à União Internacional de Biathlon (IBU) e parceira do Comitê Paralímpico Brasileiro, a CBDN é a entidade nacional de administração dos esportes olímpicos e paralímpicos de neve no Brasil, tendo iniciado atividades com o Esqui Alpino em 1966, graças aos esforços do esquiador Domingos Giobbi, então presidente do Clube Alpino Paulista. Hoje, conta com as modalidades Ski Alpino, Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon de Inverno, Ski Freestyle, Ski de Montanhismo, Para Snowboard, Para Ski Cross Country e Para BIathlon, além de promover o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Esqui na Grama.

A CBDN é uma referência em gestão, governança e transparência no Esporte e tem como parceiras Chocolates de Mendes, Mandala Agency, Castro Barros Advogados, Ski Brasil, Coris Brasil, Snowland e Damha Urbanizadora.

Mais informações estão disponíveis no Facebook (CBDNBrasil), Instagram (@Brasilnaneve), no Twitter (@brasilnaneve) e no site cbdn.org.br.

 

* Com informações OTF

Comentários