Goytacaz escala jogador sem contrato contra o Serra Macaense

Atacante Pepeu teve o seu vínculo encerrado na segunda-feira (09) e atuou na vitória do Alvianil sobre o Serra na quarta (11)

Goytacaz derrotou o Serra Macaense por 1 a 0 em Nova Friburgo (Foto: Eduardo Araújo/Serra Macaense)


TIAGO FERREIRA
ESPORTE PRESS BRASIL

 

Quarto colocado do Grupo B da Taça Corcovado, com cinco pontos, o Goytacaz deverá enfrentar sérios problemas com a Justiça Desportiva. O Alvianil da Rua do Gás escalou o atacante Pepeu (Mateus Francisco Heitor Silva), sem contrato, na vitória de 1 a 0 sobre o Serra Macaense, na quarta-feira (11), em Nova Friburgo. O vínculo do atleta com a equipe campista havia se encerrado na segunda-feira, dia 9, conforme a imagem abaixo do Boletim Informativo Diário (BID), da CBF.

BID mostra que Pepeu teve seu contrato encerrado no dia 9 e seu nome não constava no BIRA no dia do jogo

 

Ao perceber o equívoco cometido pelo Goytacaz, o Serra Macaense entrou com uma Notícia de Infração junto ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) na tarde desta sexta-feira (13). O Falcão Peregrino, que luta para ficar entre os oito primeiros colocados da Série B1, espera agora que a Procuradoria do órgão analise o caso e ofereça a denúncia.

Caso o TJD acate as alegações do Serra, o Goytacaz deverá ser denunciado no Art. 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que diz “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.

A pena para este caso é a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória (três) no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, e multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil. Ou seja, como o Goytacaz saiu vitorioso em campo, ele seria penalizado com a perda de 6 pontos.

A possível punição no Tribunal fará com que o Alvianil caia hoje do 9º lugar na classificação geral, com 15 pontos, para a 14ª posição com 9, entrando na “briga” contra o rebaixamento. Já o time macaense, 11º colocado com 14 pontos, subiria um degrau na tabela e ficaria mais perto de ser um dos oito primeiros colocados, e assim teria a vaga garantida na Série A2 de 2021.

Goytacaz faz novo contrato
para o atacante nesta sexta

Ao perceber que a notícia já corria nos bastidores da Série B1 do Carioca, a diretoria do Goytacaz deu entrada no novo contrato do atacante Pepeu. Com validade até 8 de fevereiro de 2021, o vínculo foi iniciado no dia 10 de novembro, véspera do jogo contra o Serra Macaense. Porém, o documento só foi protocolado nesta sexta-feira (13), quando o jogador voltou a ter o seu nome publicado no BIRA, principal exigência para que qualquer atleta tenha condições de jogo nas competições organizadas pela FERJ.

Novo contrato de Pepeu foi publicado no BIRA apenas na tarde desta sexta-feira (13)

 

Com o novo contrato, Pepeu poderá seguir disputando normalmente a Série B1, de acordo com o parágrafo segundo do artigo 35 do Regulamento Geral de Competições (RGC), onde diz que “o atleta inscrito por um clube dentro do prazo do Regulamento Específico da Competição (REC), cujo contrato termine durante a competição, terá condição de jogo readquirida a qualquer tempo, desde que a publicação no BIRA, sem pendências, do ato de registro da renovação contratual, venha a ocorrer em prazo não superior a 15 dias, contados a partir da data do encerramento do contrato anterior”.

Trecho do Regulamento Geral das Competições da FERJ que permite que o atleta prossiga na Série B1 a partir deste sábado

 

Ou seja, como o Goytacaz fez o novo contrato do Pepeu quatro dias após o término do vínculo anterior, o atacante poderá enfrentar o Audax/Miguel Pereira neste sábado (14), às 15h, no Estádio Ary de Oliveira e Souza, em Campos.

A reportagem do Esporte Press Brasil tentou contato com a direção do Goytacaz, mas não obteve êxito. O espaço está aberto para que a equipe campista manifeste a sua posição.

Comentários