Líder sim, mas com muitas dificuldades

Independente bate o Santa Cruz e assume a liderança da Série C, mas convive com problemas financeiros na competição

Moisés, Tannos, Mumu e Andinho festejam o segundo gol do Independente neste domingo (Fotos: Tiago Ferreira)

 

TIAGO FERREIRA / ESPORTE PRESS BRASIL

 

CASIMIRO DE ABREU, RJ – Colocar uma equipe profissional para disputar qualquer competição não é tarefa das mais fáceis. Ainda mais em época de pandemia e de recessão econômica. Gastos com viagens, alimentação, aluguel de ônibus, borderôs caríssimos em tempos em que não se pode receber torcida, taxas de inscrição de atletas e exames de Covid-19. Essas são algumas despesas que o Independente precisa honrar para seguir na disputa da Série C do Carioca, campeonato que o Tricolor Praiano assumiu a liderança neste domingo (27) ao derrotar o Santa Cruz por 3 a 0, no Estádio Ubirajara Reis, em Casimiro de Abreu.

A equipe macaense soma agora 18 pontos na tabela de classificação, junto com o Paduano e o Belford Roxo, mas o Independente leva a vantagem sobre os rivais no saldo de gols. A time tem ainda o melhor ataque da competição, com 22 gols marcados, e a segunda melhor defesa, com apenas dois gols sofridos. Boa parte desse desempenho, deve-se ao 100% de aproveitamento no Ubirajara Reis, já que o Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo segue sem poder receber jogos oficiais devido à falta de laudos exigidos pelos órgãos de segurança e vigilância sanitária.

Já nesta quinta-feira (1º), o Independente tem nova viagem para cumprir. Desta vez, o Tricolor Praiano enfrenta o Uni Souza, às 15h, no estádio de Moça Bonita, em Bangu. A direção do clube, por sua vez, já corre atrás de apoiadores que ajudem a bancar as despesas para este jogo, o que tem sido uma rotina rodada após rodada.

Independente busca apoio para seguir brilhando na Série C do Carioca

 

Nos jogos em que o time não é mandante, as principais despesas são com o aluguel de ônibus e alimentação para os jogadores e a comissão técnica. Uma despesa que pode chegar a R$ 2.500. Para tentar minimizar o impacto, os dirigentes vendem 10 cotas de R$ 250 para fiéis torcedores e empresários da cidade. Porém, o Independente faz o apelo para que empresas e até mesmo o poder público municipal possa ajudar ao clube com cotas de patrocínio fixas.

– O Independente é o time que dá oportunidades aos jovens talentos da nossa cidade e da região para se profissionalizar. A nossa equipe é formada basicamente por atletas sub-23, que querem crescer junto com a gente. No entanto, os gastos para jogar a competição têm sido muito altos e estamos precisando do apoio da classe empresarial de Macaé e até mesmo do Poder Público. Fazemos um trabalho social importante, com o desenvolvimento das nossas categorias de base. Quem quiser nos ajudar, estamos de portas abertas – disse Wanderson Agostinho, presidente de honra do clube.

Vitória sem sustos
contra o Santa Cruz

Apesar das dificuldades financeiras, o desempenho esportivo do Independente é só elogios. Em sete jogos disputados, a equipe venceu seis e foi derrotado em apenas um. O aproveitamento é de 85,7%. Ao todo, 14 equipes disputam o campeonato. Elas se enfrentam em turno único e as quatro primeiras colocadas avançam às semifinais. Os dois finalistas já garantem o acesso à Série B2 – equivalente à quarta divisão –, que será disputada no segundo semestre ainda deste ano.

Contra o Santa Cruz, na tarde deste domingo (27), o Independente não encontrou dificuldades para chegar à vitória. Com Luan suspenso pelo terceiro amarelo, o técnico Rodriguinho optou por escalar Andinho no comando de ataque. E o camisa 11 não decepcionou, sendo o autor de dois gols na vitória de 3 a 0. O volante Tannos também deixou o seu.

Andinho (11) festeja com Binho o terceiro gol do Tricolor na partida

 

O triunfo começou a ser construído aos 41 minutos do primeiro tempo. Moisés roubou a bola no meio campo e tocou para o Fael na esquerda. Com muita velocidade, o lateral foi ao fundo e cruzou rasteiro para Andinho abrir o placar.

Na etapa final, o Santa Cruz perdeu o seu capitão e volante Arthur, aos 7 minutos, expulso direto pelo árbitro após uma solada em Moisés. Com um a mais, o Independente pressionou e chegou ao segundo gol aos 18 minutos. Binho cobrou escanteio pela direita e Tannos marcou de cabeça.

A vitória foi consolidada aos 28 minutos, quando Binho fez boa jogada pela direita e cruzou para Andinho, com o gol vazio, concluir para o fundo das redes. Fim de jogo: Independente 3 x 0 Santa Cruz.

Comentários